Noticias

Capa site 1

Representada pela controladora-geral do Estado, Marcela Ferreira Dias, e por equipes técnicas da instituição, a CGE-MG participou do evento realizado em Uberlândia, contribuindo para debates sobre fortalecimento do controle interno, transparência e integridade no setor público.

Fortalecer o controle interno, ampliar a troca de experiências e discutir os desafios da administração pública contemporânea foram alguns dos temas que marcaram o 4º Encontro Estadual de Controle Interno, realizado nesta segunda-feira (26/5), em Uberlândia. O evento reuniu representantes de controladorias, especialistas, servidores públicos e autoridades de diversas regiões de Minas Gerais.

A programação também contou com a participação do Conselho Estadual de Controle Interno de Minas Gerais (Coneci-MG), reforçando a importância da articulação entre instituições e profissionais da área para o fortalecimento das políticas de controle, integridade e transparência no Estado.

A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG) participou da programação institucional do encontro, representada pela controladora-geral do Estado, Marcela Ferreira Dias, além de equipes técnicas da instituição. Durante o evento, foram debatidas boas práticas relacionadas à integridade, transparência pública, auditoria governamental e fortalecimento dos mecanismos de controle.

Promovido pela Controladoria-Geral do Município de Uberlândia, o encontro teve como objetivo incentivar a integração entre os órgãos de controle e estimular o compartilhamento de experiências e soluções voltadas à melhoria da gestão pública.

Durante a programação, Marcela Ferreira Dias destacou a importância da atuação integrada entre as instituições de controle.

“É muito importante atuarmos em rede, para entendermos o valor do controle interno para o cidadão”, afirmou a controladora-geral do Estado.

Oficina técnica

Além da participação institucional, a CGE-MG também contribuiu tecnicamente com a programação do evento. No período da tarde, a subcontroladora de Transparência, Integridade e Controle Social da CGE-MG, Cynthia Martins Vieira, ministrou a oficina “Lei de Acesso à Informação (LAI) na Prática: Instrumentos de Transparência e Controle Social”, abordando mecanismos de acesso à informação, promoção da transparência pública e fortalecimento do controle social.

A programação contou ainda com palestras, painéis temáticos e oficinas simultâneas conduzidas por especialistas de diferentes instituições, promovendo discussões sobre prevenção à corrupção, ouvidoria pública, auditoria interna governamental e inovação na gestão pública.

A participação da CGE-MG reforça o compromisso da instituição com o fortalecimento da integridade, da transparência e do controle interno na administração pública mineira.

Conferencia ODS

Encontro promoveu debates sobre a promoção da sustentabilidade, inclusão social e participação cidadã

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) participou, na última segunda-feira (18/5), da 1ª Conferência Estadual dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Fundação João Pinheiro, em Belo Horizonte.

Com o tema “A Agenda 2030 no Brasil: Fortalecer a Democracia e Defender os Direitos Humanos para a construção coletiva de um novo modelo de desenvolvimento socialmente justo e inclusivo, ambientalmente responsável e economicamente viável”, o evento reuniu representantes da sociedade civil, especialistas, instituições públicas e movimentos parceiros para discutir propostas voltadas ao desenvolvimento sustentável em Minas Gerais.

Após a solenidade inicial, os debates avançaram para os grupos temáticos. Representantes da CGE participaram no agrupamento dos Eixos 1 (Democracia e Instituições Fortes) e 5 (Governança Participativa), para discutir mecanismos de fortalecimento da participação cidadã, transparência pública e colaboração entre os diversos setores da sociedade na implementação efetiva das metas da Agenda 2030.

A diretora central de integridade da CGE, Kátia Ferraz, apresentou as ações do órgão voltadas ao fortalecimento da transparência, da integridade e da participação social no Estado, com destaque para a implantação da Política Mineira de Promoção da Integridade, a modernização do Portal da Transparência e a ampliação dos dados abertos. Ela também ressaltou os avanços na governança participativa, com atuação dos conselhos estaduais, e apontou desafios como a organização de dados e o fortalecimento da confiança pública.

Para a subcontroladora de transparência, integridade e controle social da CGE, Cynthia Vieira, o fortalecimento das instituições vai além da criação de normas e sistemas, passando pela construção da confiança pública, sustentada na transparência, no acesso à informação e na participação ativa da sociedade.

Ao final da conferência, seis propostas prioritárias foram aprovadas em plenária e serão apresentadas na etapa nacional, em Brasília. Também foram eleitos 20 delegados que representarão Minas Gerais, sendo 14 integrantes da sociedade civil e seis representantes do poder público estadual.

A conferência reforça o compromisso do Governo de Minas com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e com a construção de políticas públicas voltadas à sustentabilidade, inclusão social e fortalecimento da participação cidadã.

 

Joomla Gallery makes it better. Balbooa.com

 
 

capa ods

Evento será realizado no dia 18 de maio, em Belo Horizonte, e contará com debates voltados à Agenda 2030 e à construção de propostas para o desenvolvimento sustentável em Minas Gerais

Estão abertas as inscrições para a 1ª Conferência Estadual dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Etapa Minas Gerais, promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria-Geral do Estado. A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG) participa da iniciativa como correalizadora e apoiadora do evento, que será realizado no dia 18 de maio, das 8h às 17h, na Fundação João Pinheiro, em Belo Horizonte.

A conferência integra as etapas preparatórias da Conferência Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, convocada pelo Governo Federal, e reunirá representantes da sociedade civil, instituições públicas, especialistas e demais atores envolvidos com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Com o tema “A Agenda 2030 no Brasil: Fortalecer a Democracia e Defender os Direitos Humanos para um novo modelo de desenvolvimento socialmente justo e inclusivo, ambientalmente responsável e economicamente viável”, o encontro promoverá debates sobre temas ligados à democracia, sustentabilidade ambiental, inclusão social, inovação tecnológica, governança participativa e colaboração multissetorial.

Durante a programação, os participantes poderão contribuir com discussões organizadas em seis eixos temáticos voltados ao enfrentamento de desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável em Minas Gerais. Ao final da etapa estadual, serão selecionadas propostas que representarão o estado na Conferência Nacional.

A participação da CGE-MG reforça o compromisso da instituição com ações voltadas à integridade, à transparência, ao fortalecimento da participação social e à promoção de políticas públicas alinhadas aos princípios da Agenda 2030.

Inscrições para a conferência AQUI!

 

SMCI 2026

Evento reforçou, em três dias, o compromisso da CGE com qualificação, inovação e integridade no setor público

A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE) realizou, entre os dias 18 e 20 de maio, a V Semana Mineira de Controle Interno: #TimeCGE pelo cidadão. O evento reuniu cerca de 350 participantes, entre servidores do órgão central e das unidades descentralizadas, com foco no fortalecimento do controle interno, na integração institucional e na formação continuada. 

O primeiro dia do evento contou com seminário realizado no Auditório JK, na Cidade Administrativa, com palestras e painéis sobre auditoria, integridade, governança, inovação e o papel do controle interno na melhoria das políticas públicas. 

Durante a abertura, a controladora-geral do Estado, Marcela Ferreira Dias, e o controlador-adjunto, Igor Martins da Costa, apresentaram um balanço das entregas da gestão e reforçaram as diretrizes institucionais. “Optamos por uma edição mais interna da Semana Mineira como forma de capacitar e uniformizar nossa atuação, mas também como um convite a refletir sobre o que já construímos e para onde queremos avançar”, destacou a controladora. 

“A CGE chega a este momento com um legado sólido em transparência, integridade e qualidade da auditoria, reconhecido nacional e internacionalmente, ao mesmo tempo em que avança em uma agenda de inovação, tecnologia e desenvolvimento das pessoas. Ao integrar auditoria, correição, transparência e integridade em uma atuação mais sistêmica, reforçamos que o controle interno não apenas protege, mas gera valor, apoia a gestão e contribui para melhores políticas públicas. Nosso propósito é claro: entregar serviços cada vez melhores ao cidadão mineiro”, concluiu. 

A programação reuniu especialistas e membros da CGE em debates sobre os desafios contemporâneos da administração pública. Entre os destaques estiveram as palestras “Recomendações estratégicas: auditoria que transforma”, com Diocésio Sant’Anna (STJ); “Infraestrutura de confiança: integridade, sustentabilidade e o novo papel do controle interno”, com Yoon Jung Kim; “O papel do controle no apoio à gestão”, com Marcus Braga (Rede HU Brasil); e “O futuro da atividade correcional: a força do consensualismo na Administração Pública”, com Daniel Martins e Avelar (PBH). 

O evento também promoveu um painel interativo sobre gestão pública em Minas Gerais, com a participação da controladora-geral e de representantes da Sedese, da SEE e da Fhemig. 

 

Capacitação e desenvolvimento técnico 

Nos dias 19 e 20 de maio, a programação seguiu com oficinas presenciais e on-line sobre temas estratégicos, como planejamento de auditoria, governança de dados, responsabilização de pessoas jurídicas, linguagem simples, transparência pública, proteção de dados pessoais e tramitação de processos disciplinares no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 

As atividades reuniram servidores da CGE e convidados de outras instituições, promovendo troca de experiências e discussão de soluções aplicáveis ao cotidiano das unidades de controle. A agenda, promovida anualmente, também celebra o Mês de Conscientização da Auditoria Interna, campanha do Instituto de Auditores Internos (IIA Brasil), voltada à valorização e ao fortalecimento da auditoria nas organizações. 

 

Trilhas de Desenvolvimento 

A Semana Mineira esteve alinhada ao programa Trilhas de Desenvolvimento, iniciativa voltada à formação continuada e ao fortalecimento técnico das unidades descentralizadas. 

Com foco na padronização de procedimentos, aplicação prática do conhecimento e integração entre equipes, o programa busca aprimorar a atuação do controle interno, tornando-a mais estratégica e orientada à geração de valor para o cidadão mineiro.

 

Joomla Gallery makes it better. Balbooa.com

 
 
 

IACM CGM Conrtagem 2026

A iniciativa promove a troca experiências em auditoria e a maturidade da gestão pública municipal

A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE), por meio da Auditoria-Geral, realiza entre os dias 11 e 14 de maio uma capacitação sobre o Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM), nível 2, destinada aos servidores da unidade de controle interno do município de Contagem.

O treinamento tem como objetivo apresentar e aprofundar os fundamentos do IA-CM, com foco na estruturação de auditorias baseadas em riscos, abrangendo etapas de planejamento, execução, comunicação de resultados e monitoramento de recomendações no contexto da administração pública municipal.

Ao longo da formação, os participantes são capacitados para compreender o papel da auditoria interna no sistema de controle governamental, a estrutura e os níveis de maturidade do modelo, além de aplicar conceitos de auditoria baseada em riscos. O conteúdo inclui ainda a elaboração de matrizes de risco, planejamento de auditorias, construção de programas e papéis de trabalho, desenvolvimento de achados consistentes, produção de relatórios e acompanhamento de planos de ação.

O auditor-geral do Estado, Thiago Alves Machado, destaca que a iniciativa reforça a atuação articulada em rede entre a CGE e os municípios, com base no compartilhamento de experiências e na disseminação de boas práticas de auditoria.

“A CGE conquistou, em 2022, o nível 2 do IA-CM e, em 2025, tornou-se o primeiro órgão do Poder Executivo brasileiro certificado no nível 3. Nesse sentido, temos ampliado a cooperação com outros órgãos e entes municipais, apoiando a implementação do IA-CM e a uniformização e melhoria do controle interno em todo o Estado”, afirmou.

Para a controladora do município de Contagem, Nicolle Bleme, a adoção do modelo representa avanço na maturidade dos controles internos e impacto direto na qualidade dos serviços públicos prestados à população.

A capacitação é ministrada por servidores da Auditoria-Geral da CGE: Antonio Augusto Ferreira Del Maestro, Armando Noé Carvalho de Moura Júnior, Helga Aparecida C. dos S. Campos, Júnia Maria Pinheiro de Oliveira, Ramon Diego de Carvalho e Thiago Alves Machado.