Plano Anual de Auditoria Interna

Plano Anual de Auditoria

 

O que é o Plano Anual de Auditoria Interna?

O Plano Anual de Auditoria Interna (PAINT) é um instrumento que contempla o planejamento anual das Unidades de Auditoria Interna Governamental-UAIG, ou seja, as ações anuais de auditoria interna governamental e visa definir os trabalhos prioritários a serem executados a cada exercício.

Conforme Resolução CGE nº 27, de 14 de outubro de 2019, o PAINT compõe a Plano de Atividades de Controle Interno (PACI) das Controladorias Setoriais e Seccionais no âmbito dos órgãos e entidades integrantes do Poder Executivo Estadual, que exercem outras funções de Controle Interno, além da função de Auditoria Interna Governamental.

No PAINT são registradas as atividades que a UAIG pretende desenvolver em um determinado período de tempo, deve ser baseado em riscos, ou seja, as ações devem ser definidas e concentradas em objetos de auditoria com maior exposição a ameaças que possam afetar o alcance dos objetivos, ou seja, os de maior risco do órgão ou entidade.

As diretrizes pela elaboração do PAINT estão nos itens 128 a 145, 147 a 154 da Instrução Normativa nº 01/2021  e na Resolução CGE nº 27, de 14 de outubro de 2019.

 

Estrutura básica do PAINT

  • Avaliação;
  • Consultoria;
  • Apuração;e,
  • Cumprimento de determinações mandatórias.

 

• Metodologia de Mapeamento do Universo Auditável – Elemento “Programas” e “Ações” Governamentais:

Capa relatório metodologia