Noticias

Capa site 5

Evento promoveu alinhamento institucional, troca de experiências e debates sobre comunicação, auditoria e fortalecimento da atuação das controladorias setoriais e seccionais

Nesta segunda-feira (22/06), a Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG), realizou o II Encontro com as Unidades Descentralizadas, dando continuidade ao programa Trilhas de Desenvolvimento, iniciativa voltada ao fortalecimento das competências técnicas e comportamentais dos servidores que atuam nas controladorias setoriais e seccionais.

A abertura do encontro contou com a participação da alta gestão da CGE-MG, que reforçou a importância da integração entre as unidades descentralizadas e do alinhamento institucional para o fortalecimento do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo estadual.

Durante a manhã, os participantes acompanharam reflexões sobre os desafios e perspectivas da atuação das unidades descentralizadas, além de orientações estratégicas relacionadas às atividades de auditoria, correição e controle interno. O momento também foi dedicado ao compartilhamento de experiências e ao fortalecimento da atuação colaborativa entre as equipes.

No período da tarde, a programação foi marcada pelo painel “Comunicação institucional, visão sistêmica e conhecimento do negócio na atuação das controladorias”, mediado por Débora Severino, assessora-chefe de Harmonização das Controladorias Setoriais e Seccionais. O debate reuniu os controladores Aldemir de Carvalho (Fundação Ezequiel Dias – Funed), Michelle Calazans (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Semad/Sisema) e Michelle Muradas (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais – Fhemig).

Ao longo do painel, foram discutidos temas relacionados à comunicação durante o planejamento, a execução e a apresentação dos resultados dos trabalhos de auditoria, destacando a importância do diálogo com gestores, da construção de relações de confiança, da visão sistêmica das organizações e da compreensão do negócio para a geração de valor à administração pública. Também foram abordados desafios enfrentados em situações sensíveis, a atuação em trabalhos que envolvem múltiplos órgãos e a relevância da comunicação como instrumento de gestão de riscos e fortalecimento da governança.

Após o painel, os participantes tiveram a oportunidade de interagir com os palestrantes em um momento de perguntas e troca de experiências. Na sequência, a assessora-chefe de Comunicação da CGE-MG, Poliane Brandão, conduziu uma atividade sobre comunicação assertiva, adequação da linguagem ao público e fortalecimento da imagem institucional, encerrando a programação com uma dinâmica participativa voltada ao desenvolvimento das habilidades de comunicação dos servidores.

O II Encontro com as Unidades Descentralizadas reforça o compromisso da CGE-MG com o desenvolvimento contínuo de suas equipes e com o aprimoramento das atividades de controle interno, auditoria, correição e integridade, fortalecendo a atuação das unidades descentralizadas como parceiras estratégicas da gestão pública estadual.

Capa site 4

Honraria reconhece a contribuição da Controladoria-Geral do Estado para o fortalecimento da gestão pública e a integridade em Minas Gerais

A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG) foi agraciada, nesta segunda-feira (8/6), com a Medalha Alferes Tiradentes, a mais alta comenda concedida pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). O recebimento da honraria coroa o compromisso contínuo da CGE-MG com a transparência, a integridade e a eficiência na administração pública. A instituição foi representada na solenidade pela controladora-geral do Estado, Marcela Ferreira Dias.

A homenagem foi recebida durante solenidade comemorativa pelos 251 anos da corporação, que reuniu autoridades civis e militares, além de representantes de instituições e personalidades que se destacam pela contribuição ao desenvolvimento do Estado e ao fortalecimento dos serviços prestados à sociedade mineira.

Para a Controladora-Geral do Estado, Marcela Ferreira Dias, "receber a Medalha Alferes Tiradentes é uma honra que estendo a cada servidor e colaboradora que constrói a história da CGE-MG diariamente. Esse reconhecimento consolida a importância do nosso trabalho técnico na promoção da transparência e do controle social. Parabenizamos a Polícia Militar de Minas Gerais não apenas pelos seus 251 anos de história e bravura, mas também pela parceria sólida e pelo compromisso compartilhado de garantir um Estado cada vez mais justo, seguro e íntegro para todos os mineiros”.

A medalha

A Medalha Alferes Tiradentes é uma tradicional condecoração da Polícia Militar de Minas Gerais, inspirada no mártir da Independência e patrono das polícias militares do Brasil. Ela é destinada a premiar cidadãos e instituições que prestam serviços relevantes para o desenvolvimento, a ordem e a segurança da sociedade mineira.

O reconhecimento concedido à CGE-MG reforça a importância do trabalho desenvolvido pela instituição na promoção da integridade, da transparência, do controle interno e da boa governança pública, pilares fundamentais para o fortalecimento da gestão pública e para a entrega de melhores serviços à população.

capa pmmg

Ontem (26/05), a Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG) participou, da solenidade em comemoração aos 44 anos de criação da Polícia Militar Feminina de Minas Gerais, realizada pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Representando a CGE-MG, a controladora-geral do Estado, Marcela Ferreira Dias, esteve presente na cerimônia, que homenageou a trajetória e a contribuição das mulheres na segurança pública mineira.

O evento reuniu autoridades civis e militares, além de integrantes da corporação e convidados, em um momento marcado pelo reconhecimento da atuação feminina na PMMG e pela valorização da história construída ao longo das últimas décadas.

Durante a solenidade, Marcela Ferreira Dias destacou a importância simbólica da celebração e o significado da presença feminina em espaços de liderança e serviço público.

“É uma honra poder presenciar esse momento simbólico e importante para todos”, afirmou a controladora-geral do Estado.

A cerimônia também reforçou o compromisso das instituições públicas mineiras com a valorização das mulheres, da igualdade de oportunidades e do fortalecimento de políticas que promovam reconhecimento, respeito e representatividade.

A participação da CGE-MG reafirma a parceria institucional com órgãos do Estado e o apoio a iniciativas que reconhecem trajetórias inspiradoras e fortalecem o serviço público em Minas Gerais.

capa do pss csec iepha

O programa Transforma Minas está com inscrições abertas para o processo seletivo que irá preencher a vaga de chefia da Controladoria Seccional do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). A oportunidade é destinada a profissionais com experiência em áreas relacionadas ao controle interno, auditoria, integridade, transparência e gestão pública.

A pessoa selecionada responderá tecnicamente à Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e administrativamente ao Iepha-MG, atuando no fortalecimento das ações de controle interno, transparência, integridade e defesa do patrimônio público.

Sobre a vaga

Entre as atribuições da função estão a execução de atividades de auditoria e fiscalização, o acompanhamento da gestão contábil, financeira, orçamentária e patrimonial, a avaliação de licitações e contratos, a elaboração de relatórios técnicos e o monitoramento das políticas de transparência e integridade da instituição.

A Controladoria Seccional também atua no assessoramento da Presidência do Iepha-MG em temas relacionados à auditoria, correição administrativa, governança, transparência e promoção da integridade.

Requisitos

Para participar do processo seletivo, é necessário possuir ensino superior completo e experiência profissional comprovada em áreas como auditoria interna, compliance, integridade, gerenciamento de riscos, ouvidoria, transparência e acesso à informação, correição administrativa, governança, planejamento estratégico, gestão de processos ou monitoramento de políticas públicas.

Experiências em cargos de liderança e pós-graduação em áreas relacionadas à gestão pública, auditoria, governança, integridade ou controle interno serão consideradas diferenciais.

Inscrições

As inscrições estão abertas até o dia 10 de junho de 2026, às 11h59 (horário de Brasília).

O processo seletivo inclui etapas de inscrição, análise curricular, entrevista por competências, testes, avaliação da situação funcional e envio de documentos comprobatórios.

Os interessados podem acessar todas as informações sobre a vaga e realizar a inscrição por aqui!

Capa site 1

Representada pela controladora-geral do Estado, Marcela Ferreira Dias, e por equipes técnicas da instituição, a CGE-MG participou do evento realizado em Uberlândia, contribuindo para debates sobre fortalecimento do controle interno, transparência e integridade no setor público.

Fortalecer o controle interno, ampliar a troca de experiências e discutir os desafios da administração pública contemporânea foram alguns dos temas que marcaram o 4º Encontro Estadual de Controle Interno, realizado nesta segunda-feira (26/5), em Uberlândia. O evento reuniu representantes de controladorias, especialistas, servidores públicos e autoridades de diversas regiões de Minas Gerais.

A programação também contou com a participação do Conselho Estadual de Controle Interno de Minas Gerais (Coneci-MG), reforçando a importância da articulação entre instituições e profissionais da área para o fortalecimento das políticas de controle, integridade e transparência no Estado.

A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG) participou da programação institucional do encontro, representada pela controladora-geral do Estado, Marcela Ferreira Dias, além de equipes técnicas da instituição. Durante o evento, foram debatidas boas práticas relacionadas à integridade, transparência pública, auditoria governamental e fortalecimento dos mecanismos de controle.

Promovido pela Controladoria-Geral do Município de Uberlândia, o encontro teve como objetivo incentivar a integração entre os órgãos de controle e estimular o compartilhamento de experiências e soluções voltadas à melhoria da gestão pública.

Durante a programação, Marcela Ferreira Dias destacou a importância da atuação integrada entre as instituições de controle.

“É muito importante atuarmos em rede, para entendermos o valor do controle interno para o cidadão”, afirmou a controladora-geral do Estado.

Oficina técnica

Além da participação institucional, a CGE-MG também contribuiu tecnicamente com a programação do evento. No período da tarde, a subcontroladora de Transparência, Integridade e Controle Social da CGE-MG, Cynthia Martins Vieira, ministrou a oficina “Lei de Acesso à Informação (LAI) na Prática: Instrumentos de Transparência e Controle Social”, abordando mecanismos de acesso à informação, promoção da transparência pública e fortalecimento do controle social.

A programação contou ainda com palestras, painéis temáticos e oficinas simultâneas conduzidas por especialistas de diferentes instituições, promovendo discussões sobre prevenção à corrupção, ouvidoria pública, auditoria interna governamental e inovação na gestão pública.

A participação da CGE-MG reforça o compromisso da instituição com o fortalecimento da integridade, da transparência e do controle interno na administração pública mineira.