- ASCOM
- Notícias
- Acessos: 60
Controladoria Seccional da Fhemig fomenta integridade nas unidades hospitalares do estado
Iniciativa faz parte do projeto “CGE em Movimento” e visa orientar servidores sobre integridade e ética no serviço público
A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE), por meio da Controladoria Seccional da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), realizou na última semana (13/08), mais uma ação do projeto “CGE em Movimento”, desta vez na Casa de Saúde Santa Izabel (CSSI), em Betim. A iniciativa busca aproximar a Controladoria das unidades assistenciais, levando orientações e fomentando a cultura da integridade no serviço público.
Durante o encontro, os servidores foram capacitados sobre deveres e proibições previstos no Estatuto do Servidor Público de Minas Gerais (Lei nº 869/1952), com destaque para a missão do projeto: “lembrar o servidor de servir o cidadão e cuidar com amor”.
Na ocasião, a Controladoria Seccional da Fhemig também lançou o novo Guia de Bolso: Deveres e Proibições do Servidor Público, material voltado à conscientização sobre responsabilidades legais e éticas no exercício da função pública. Com linguagem clara e formato acessível, o guia reúne os principais pontos que orientam a conduta dos servidores, reforçando o compromisso da Fhemig com a transparência, a responsabilidade institucional e a excelência na gestão pública.
Para Marcela Ferreira Dias, auditora interna e controladora seccional da Fhemig, a ação reforça o papel da Controladoria como parceira das unidades. “Esses encontros aproximam os servidores da missão da CGE e ajudam a construir uma imagem mais humanizada do órgão de controle. Mais do que avaliar, nosso papel é apoiar, orientar e lembrar que o serviço público existe para melhorar vidas. Integridade deve ser vivida diariamente, no cuidado com os recursos e com as pessoas”, reforçou.
O projeto “CGE em Movimento” já percorreu 12 unidades assistenciais da Fhemig e tem como objetivo disseminar práticas de integridade, transparência e responsabilidade, fortalecendo a cultura ética e a prevenção de irregularidades.