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Corpo de Bombeiros lança Plano de Integridade

 

Na manhã desta sexta-feira (28), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) apresentou o Plano de Integridade da corporação, que integra um conjunto de princípios e ações que visam à promoção da cultura da integridade na instituição, alicerçada em valores da ética, probidade, honestidade, dentre outros. 

O Plano é composto por um importante instrumento de prevenção a desvios de conduta, difusão da execução de boas práticas, sistematização de ações que reforçam o cumprimento dos preceitos institucionais e mitigação de riscos que ameaçam a credibilidade da corporação. 

A iniciativa decorre da diretriz estadual estabelecida pelo decreto nº 47.185 de 12, de maio de 2017, que dispõe sobre o Plano Mineiro de Promoção da Integridade no Estado. Para o efetivo sucesso do Plano de Integridade do CBMMG, no entanto, é necessário conhecer e fazer parte desse marco evolutivo que visa contribuir com o desenvolvimento da corporação e do estado de Minas Gerais.

O lançamento ocorreu com a condução do comandante-geral do CBMMG, coronel Edgard Estevo da Silva, que contou com a presença do controlador-geral do estado, Rodrigo Fontenelle de Araújo Miranda; o chefe do Estado-Maior, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho; o auditor setorial coronel Robespierre Silva; da diretora de Recursos Humanos, coronel Kênia Freitas e respondendo pela Corregedoria, o coronel veterano Marcus José Tibúrcio, com transmissão online para oficiais de todo o estado.

Na oportunidade, o coronel Estevo assinou a resolução que institui o Plano de Integridade no CBMMG e destacou que a assinatura alicerça e dá publicidade do plano no âmbito da corporação. Na sequência, ele repassou ao controlador-geral do estado, Rodrigo Fontenelle, um exemplar, efetivando o lançamento.

O Plano de Integridade, em sua versão digital, estará disponível para acesso dos militares por meio de um link na intranet do CBMMG.

Fonte:

Assessoria de Comunicação social do Corpo de Bombeiros Militar MG

 

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Sancionada no dia 1º de abril deste ano, a Lei Nº 14.133 – Lei de Licitações e Contratos Administrativo traz novidades no processo de compras públicas.

Neste 25º episódio do PodeFalar, o entrevistador Rodrigo Fontenelle conversa com a especialista Virgínia Bracarense sobre a Nova Lei de Licitações. Por meio da perspectiva do controle interno, Virgínia explica os novos mecanismos que a Lei apresenta a fim de prevenir erros e desvios no processo de compras públicas. Confira entrevista, AQUI.

“Compras públicas não acontecem somente no setor de compras. É necessário que os órgãos de controle e a assessoria jurídica estejam próximos no processo para analisar e mitigar os riscos”, enfatiza a convidada.

Virgínia ressalta, ainda, o enfoque que a Nova Lei traz para a governança e integridade. Segundo a especialista, esses elementos são importantes para diminuir esquemas de corrupção e sobrepreço envolvendo compras públicas.

Além de tirar várias dúvidas, o podcast está recheado de dicas de como os gestores devem lidar com a fase de transição e implementação da Nova Lei: “é preciso desenhar um bom plano de implementação da Lei, estudar e capacitar os servidores”, recomenda.

“A Lei de Licitações e Contratos Administrativos não pode ser um peso, mas sim uma oportunidade de melhorar os procedimentos. É necessário que municípios e estados construam, de forma colaborativa, os passos e melhores formas de implementá-la”, finaliza Virgínia Bracarense.

Virgínia Bracarense é Assessora na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais e professora na Fundação João Pinheiro. Possui experiência no setor público, especificamente na área de recursos logísticos e compras públicas. Ganhadora do Prêmio Espírito Público 2019 e ex-diretora da central de compras do Governo Federal.

O PodeFalar está disponível nas principais plataformas digitais: Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Anchor. Não perca!

 

 

 

mat site

Campanha "teletrabalho também tem horário de expediente" orienta agentes públicos e gestores sobre os prejuízos da troca de mensagens relacionadas ao trabalho durante folgas e horário de descanso. 

Após mais de um ano de teletrabalho, as estruturas e práticas do trabalho da CGE-MG, assim como de todos os órgãos e empresas privadas, sofreram grandes alterações. Graças às novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), as relações de trabalho ficaram mais facilitadas e ágeis. Nesse contexto, o uso profissional das ferramentas de mensagens instantâneas e aplicativos de videoconferência tornaram-se indispensáveis.

O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizadas no mundo e, embora seja um grande aliado na comunicação corporativa, estudos apontam que o envio de mensagens fora do horário de expediente pode causar angústia, aflição e insegurança aos servidores.

Uma pesquisa realizada na França* apontou que o constante uso de ferramentas de mensagens profissionais fora do horário de trabalho pode gerar esgotamento, conhecido como a síndrome de Burnout, o que levou o país a reconhecer, em 2017, a desconexão como direito do empregado.

A diretriz é clara: mesmo em teletrabalho, os horários precisam ser respeitados. O artigo XXI do Código de Ética da CGE orienta o servidor a "Estar disponível nos horários ajustados e comprometido com as entregas pactuadas seja em trabalho presencial ou realizado de forma remota".

 

Desse modo, para driblar o problema de excesso de conectividade fora do horário de trabalho é importante ficar atendo a algumas dicas:

- Quando possível, opte pelo uso do e-mail.

- Respeite a jornada de trabalho! Gestores e equipes devem trocar mensagens apenas dentro do horário de expediente de cada servidor.

- Atente-se as regras dos grupos! Envie mensagens de cunho informativo. Evite conteúdos como saudações e orações. Mensagens polêmicas e/ou que possam gerar discussões políticas também devem ser evitadas. Não envie mensagens políticas partidárias, memes ou piadas.

 

Lembre-se: descansar é cuidar da sua saúde mental e da sua equipe!

 

*TERUEL, Ana. França reconhece direito de se desconectar do trabalho. Brasília: El País, 4 jan. 2017. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/01/03/economia/1483440318_216051.html. Acesso em: 17 maio 2021.

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Essa plataforma de autosserviço, adotada pelo Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), vai ficar à disposição do gestor para auxiliá-lo no acompanhamento do progresso de sua organização.

 

As organizações públicas federais, estaduais e municipais do Brasil receberão orientações técnicas e todos os esclarecimentos necessários para realizarem suas autoavaliações online pelo Sistema e-Prevenção e, assim, obterem seus próprios diagnósticos quanto às fragilidades existentes para se prevenirem contra a fraude e corrupção.

O evento on-line será realizado  no próximo dia 26/5, às 10h, horário de Brasília, e contará com a participação dos coordenadores do Programa Nacional de Combate à Corrupção (PNPC) para explicações detalhadas do uso do Sistema e-Prevenção e de todas as questões a serem respondidas referentes aos mecanismos de prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento, além da parte relacionada à transparência e participação social, dirigida apenas aos órgãos executivos estaduais e municipais.

É importante a participação não apenas dos gestores, mas principalmente dos indicados para preencherem os dados em nome da organização para que possam compreender as funcionalidades do Sistema e-Prevenção e auxiliar o gestor e demais setores da organização durante e após a fase de diagnóstico, de maneira que possam instituir os controles preventivos inexistentes e aperfeiçoar os considerados ineficazes, com o apoio dos instrumentos colocados à disposição (orientações, minutas, treinamentos).

Essa plataforma de autosserviço on-line ficará permanentemente à disposição do gestor para que possa auxiliá-lo no acompanhamento do progresso de sua organização, por intermédio de um plano de ação específico que apresentará sugestões e propostas adequadas às necessidades da sua entidade.

 

Público-alvo 

Gestores, controladores e demais colaboradores das mais de 18 mil organizações públicas cadastradas em todo o Brasil.

O evento é aberto ao público. 

Inscreva-se neste link. 

A transmissão será feita pelo canal do TCU no Youtube.

Saiba mais em www.rededecontrole.gov.br.

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O material é uma das ações de fortalecimento da cultura de prevenção de ilícitos administrativos no âmbito do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais.

A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais, por meio da Corregedoria-Geral, acaba de lançar a cartilha “Regime Disciplinar do Servidor Público Estadual”.

O material apresenta, de forma didática e objetiva, os principais aspectos do Regime Disciplinar Estatutário, como atribuições das unidades correcionais, ilícitos administrativos, esferas de responsabilização, procedimentos investigativos e punitivos, comissões disciplinares, penalidades aplicáveis e medidas de prevenção à ocorrência dos ilícitos.

“A cartilha ganhou sua primeira edição no ano de 2015, contudo, considerando as novas normas e os novos institutos, sentimos a necessidade de entregar aos servidores um conteúdo mais amplo e atual”, explica a Superintendente Central de Responsabilização de Agentes Públicos, Flávia Leal. “Além disso, a nova edição é uma das ações previstas no Plano de Prevenção de Ilícitos Administrativos da CGE, que atua na promoção da cultura da licitude no âmbito da Administração Pública Estadual”, completa.

“Recomendo a todos os agentes públicos a leitura desta cartilha. Temos o direito e o dever de conhecer as normas e os procedimentos que envolvem o exercício do nosso cargo. Com uma simples leitura, estaremos, sem dúvida, mais preparados para cumprir nossa missão com maior zelo, eficiência e integridade”, ressaltou o Corregedor-Geral, Vanderlei da Silva.

A cartilha já está disponível para consulta. Baixe AQUI e aproveite a leitura!

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Evento de lançamento

A cartilha foi apresentada em primeira mão em evento realizado na última quarta-feira (12/05), a “II Reunião Técnica | Direitos e Garantias Constitucionais no Processo Administrativo”.

Na ocasião, o palestrante convidado, Prof. Dr. Eurico Bitencourt Neto, ofereceu uma aula sobre o panorama histórico dos direitos e garantias constitucionais no processo administrativo.

A palestra está disponível no canal do YouTube da CGE, confira clicando AQUI.