Controladoria-Geral do Estado tem a maioria de auditores internos de carreira ocupando a alta administração do órgão
A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE) nomeou, hoje (9/10), o controlador-geral adjunto, Igor Martins da Costa, e auditor-geral, Thiago Alves Machado. Auditores internos de carreira, os servidores irão compor a alta administração da CGE na gestão da controladora-geral Marcela Ferreira Dias, empossada ontem (8/10) pelo governador Romeu Zema.
Em reunião informal com os servidores do órgão central, Marcela Ferreira Dias comentou sobre a escolha. “Tanto o Igor como o Tiago são servidores íntegros e grandes líderes e auxiliarão a conduzir a CGE da melhor forma”, destacou. “Hoje a diretriz é integração. É importante que o órgão central aprenda com as unidades decentralizadas e vice-versa. Ter os auditores internos à frente da alta administração do órgão é importante para o fortalecimento da carreira e da manutenção da robustez da CGE”, finalizou.
Controlador-geral adjunto
Igor Martins da Costa é auditor interno da CGE desde 2013. Atuando há mais de 15 anos no Estado na área de controle interno, tem experiência nas temáticas de auditoria interna, transparência, integridade e correição, trabalhou em órgãos/entidades como a extinta Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais (IOMG), Secretaria de Estado de Governo (Segov-MG) e Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), contribuindo, ativamente, nesta última, na elaboração e implementação do Plano de Integridade e Política de Gestão de Riscos da Secretaria e na condução de auditorias e consultorias em gestão de riscos e análise de contratações emergenciais da COVID-19.
No órgão central, ocupou o cargo de auditor-geral entre 2023 e 2025. “Estou muito grato com o convite em fazer parte do gabinete da CGE. Acredito muito no trabalho que será desenvolvido nesta gestão. Continuaremos entregando excelentes resultados e cumprindo com a missão do controle interno de realizar entregas efetiva para sociedade e contribuir para o fortalecimento das instituições públicas”, destacou Igor.
Igor é doutorando em Controladoria e Contabilidade (UFMG), mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (FJP), MBA em Compliance e Governança Corporativa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), MBA em Gestão Pública pela ENAP e Especialista em Poder Legislativo e Politicas Públicas pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (EL-ALMG). Possui graduação em Gestão Pública pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Auditor-geral
Thiago Alves Machado também é auditor interno desde 2013. Atuou como Controlador Setorial da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), exercendo a mesma função na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) entre 2019 e 2023, e na Secretaria de Estado de Administração Prisional entre 2017 a 2019.
É mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2023), Especialista em Auditoria Contábil e Financeira pela PUC/MG (2011), em Gestão Pública pela Fundação João Pinheiro (2010), graduado em Administração pela Universidade FUMEC (2003).
“Assumir a auditoria-geral é um marco importante na minha trajetória. Uma das minhas grandes metas é disseminar em todo o Estado a importância da auditoria, mostrar nosso papel de apoio à gestão, agregando o valor público”, afirmou Tiago.