CGE Minas foi a primeira controladoria do Brasil a receber a validação do nível 3 do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci)
A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE) recebeu a certificação simbólica do nível 3 do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM), ontem (24/9), durante o 21º Encontro Nacional de Controle Interno, em Goiânia.
A certificação foi entregue pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), instituição externa, independente e principal responsável pela validação da metodologia no Brasil.
Em seu discurso, o controlador-geral, Rodrigo Fontenelle, agradeceu toda a equipe da CGE que trabalhou ativamente pela implementação do modelo no órgão. “Essa é a principal entrega que a CGE Minas realizou durante a atual gestão. Mas nós não conseguiríamos essa conquista sem o apoio do Conaci, Banco Mundial e, principalmente, todo trabalho da Auditoria-Geral”, destacou.
A programação do encontro contou com uma série de palestras e painéis que debateram os avanços e os desafios da implementação do IA-CM pelas controladorias e unidades de controle interno.
Programação
A primeira palestra do dia foi ministrada pela especialista Maria João kaizeler, que falou sobre a estruturação do modelo IA-CM nas controladorias brasileiras. “Transparência e confiança são valores globais. Mas começam localmente, em cada unidade de Controle, em cada auditor e relatório bem feito. O IA-CM (Modelo de Capacidade de Auditoria Interna) e a jornada do Controle Interno no Brasil nos mostra que a evolução é possível, a profissionalização é alcançável e a auditoria interna pode e deve ser uma função estratégica no Estado”, analisou a especialista.
O assunto se estendeu no período da tarde, com o painel “A-CM: Estruturação e Progresso das Controladorias Brasileiras”, apresentado pelo coordenador da Câmara Técnica de Auditoria Interna do Conaci, Rodolfo Serrano, e pela especialista em Gestão Financeira no Banco Mundial, Fernanda Balduino.
Em seguida, o controlador-geral, Rodrigo Fontenelle, e o auditor-geral, Igor Martins, compartilharam as experiências do Governo de Minas na validação nível 3IA-CM.
Um dos momentos mais esperados, o encerramento com o historiador e filósofo, Leandro Karnal, trouxe um momento de reflexão para os participantes, ao abordar o tema ‘Gente que Inspira Confiança: o Papel do Humano no Controle das Organizações’.
Com o tema “A Força do Controle Interno no Brasil que Queremos!”, o XXI Encontro Nacional de Controle Interno (Enci) segue até quinta-feira (25/9), com palestras e debates que evidenciam, de forma direta e acessível, como o controle interno está presente no dia a dia das pessoas e a importância do papel humano no controle das organizações.
Sobre o evento
O 21º Encontro Nacional de Controle Interno (Enci) reuniu, na quarta-feira (24/9), pouco mais de 600 pessoas no K Hotel, em Goiânia. Além do público inscrito, que participa presencialmente, cerca de 700 pessoas também acompanham a programação ao vivo pelo canal de YouTube do Conaci.
Promovido pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com a Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), o evento reúne representantes de 68 controladorias brasileiras, entre elas a Controladoria-Geral da União (CGU), para debater transparência, integridade e eficiência na aplicação dos recursos públicos.
Joomla Gallery makes it better. Balbooa.com
Créditos: Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás