
Promover a responsabilização de agentes públicos, fortalecer a atuação correcional e assegurar o cumprimento do devido processo legal são desafios fundamentais para uma administração pública íntegra e ética. Nesse sentido, a Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG) abriu o Processo Seletivo Simplificado nº 01/2026 para a escolha de profissional que irá atuar à frente da Diretoria Central de Responsabilização de Agentes Públicos da Área Social (Draps).
A Draps desempenha papel estratégico na apuração de infrações funcionais envolvendo agentes públicos de órgãos e entidades do Poder Executivo da área social, por meio da condução e do acompanhamento de sindicâncias e processos administrativos disciplinares. Entre suas principais atividades estão a orientação e supervisão das comissões disciplinares, o monitoramento de prazos processuais e o fortalecimento da segurança jurídica, sempre com foco na imparcialidade, na ética e na garantia do contraditório e da ampla defesa.
A oportunidade é voltada a servidores efetivos ocupantes do cargo de Auditor Interno do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais, com formação superior e experiência mínima de dois anos em atividade correcional. A função será exercida em cargo de provimento em comissão (DAD-7), na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, com possibilidade de regime de teletrabalho híbrido, conforme normativos vigentes.
As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 4 e 11 de fevereiro de 2026, até as 17h, mediante preenchimento de formulário eletrônico e envio de currículo profissional e carta de motivação à Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., conforme as orientações estabelecidas no edital. O processo seletivo contará com etapa de inscrição, análise curricular e entrevistas.
Alinhada aos seus valores institucionais, a CGE reafirma que seus processos seletivos são pautados pela diversidade e pela equidade, incentivando a candidatura de mulheres, pessoas negras, pessoas LGBTQIA+ e integrantes de outros grupos minorizados.
📌 Todos os critérios, etapas e orientações para participação estão detalhados no edital.


