
A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE) divulgou o Processo Seletivo Simplificado nº 20/2025, que irá selecionar profissional para ocupar a chefia da Controladoria Seccional da Fundação Educacional Caio Martins (Fucam). A pessoa escolhida responderá tecnicamente à CGE e administrativamente à Fucam.
As inscrições podem ser realizadas de 27 de novembro a 4 de dezembro de 2025, até às 17h, mediante o preenchimento do formulário de inscrição e o envio de currículo e carta de motivação para a Diretoria de Recursos Humanos da CGE.
Para participar, a pessoa interessada deve:
-
Preencher o formulário de inscrição/autodeclaração, assegurando o atendimento aos requisitos legais e obrigatórios (link disponível no edital).
-
Enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o assunto “PROCESSO SELETIVO CSEC/FUCAM – CURRÍCULO”, anexando:
-
currículo atualizado em PDF;
-
texto de motivação (máximo 1 página), também em PDF.
-
Sobre a vaga
A oportunidade é destinada a servidores ocupantes de cargo efetivo do Poder Executivo Estadual. O cargo a ser ocupado é de chefe de Controladoria Seccional, de provimento em comissão DAI-22, com remuneração de R$ 3.799,78, acrescida de ajuda de custo de até R$ 75,00 por dia trabalhado conforme metas. O trabalho será realizado na Cidade Administrativa, em regime híbrido, com três dias presenciais e dois em teletrabalho.
Perfil e requisitos
Para participar, é necessário possuir ensino superior completo, experiência mínima de dois anos nas áreas de auditoria, correição e/ou transparência e integridade, além de ter atuado, por igual período, em unidades equivalentes a controladorias e auditorias. Também é necessário não ter sofrido sanção disciplinar nos últimos cinco anos.
Entre os requisitos desejáveis estão formação em áreas relacionadas à Administração Pública, Auditoria Governamental e Direito, experiência com sistemas como Siafi e Sisap, além de conhecimentos sobre normas de auditoria, legislação administrativa, integridade e transparência pública.
Etapas da seleção
O processo seletivo será realizado em três fases:
-
Análise documental e curricular (27/11 a 04/12);
-
Análise técnica da CGE (a partir de 05/12);
-
Entrevista final com o dirigente da Fucam (eliminação).
As pessoas selecionadas para a etapa final serão comunicadas por e-mail e deverão confirmar disponibilidade para participação nas entrevistas.
Atribuições da chefia
A chefia da Controladoria Seccional é responsável por conduzir atividades de defesa do patrimônio público, controle interno, auditoria, correição administrativa, promoção da transparência, acesso à informação e fortalecimento da integridade no âmbito da Fucam. A função inclui, entre outras responsabilidades, o planejamento das ações de controle, apuração de denúncias, avaliação de riscos, emissão de recomendações e acompanhamento das contas anuais da entidade.


